quinta-feira, 12 de julho de 2012

Várias formas de Bisel





Existem várias formas diferentes de afiar uma faca. Consoante a utilidade que determinada faca terá assim deverá ser o bisel do gume. Poderá inclusive ter mais que um bisel, isto é, mais que um corte na lâmina da faca. 
Aqui ficam alguns dos principais:


  • Um gume com bisel duplo, desbastado de ambos os lados em V, é o mais comum. A maioria das facas vêm assim de fábrica. Esta forma de fazer o gume tem pouca durabilidade. 


  • Outra forma de gume com bisel duplo é o gume convexo. Este gume é muito duradouro, devido precisamente à sua ligeira curvatura para fora. Desta forma os desníveis na lâmina não se tornam tão acentuados, conferindo maior precisão ao corte. Este tipo de gume era utilizado nas katanas dos samurais. 


  • Existe ainda um mix dos dois gumes. Trata-se de uma assimetria que pretender ter o melhor dos dois géneros: durabilidade e nitidez. Este não é muito comum pela sua dificuldade e pouca utilidade. 


  • Outra forma de assimetria é uma assimetria com dois biseis planos de ângulos diferentes. Embora se ganhe alguma durabilidade perde-se em nitidez do corte. É, no entanto, mais fácil de fazer que o gume assimétrico anterior.


  • Há ainda o chamado bisel duplo composto. Trata-se de um gume em V com dois ângulos diferentes. O ângulo do desbaste final (bisel secundário) é maior do que o inicial (bisel primário). Isto confere ao gume uma maior durabilidade comparativamente a um gume com apenas um bisel duplo (semelhante ao bisel primário). Mantém a nitidez do corte.


  • Também se pode fazer um gume a uma faca com uma curvatura ligeiramente concava, cavada. Neste caso aumentaríamos bastante a precisão do corte mas perderíamos em igual proporção a durabilidade do fio da faca.


  • Para impedir que isso aconteça, podemos optar por um gume com um bisel único: o cinzel ou chanfrado único. A borda é plana num dos lados, afunilando nem linha recta a partir do outro lado da lâmina. Deste modo garantimos a durabilidade do gume e temos a nitidez do corte no seu expoente máximo. 


  • Se mesmo assim pretendermos aumentar a duração do gume, podemos sempre fazer um pequeno desbaste na face oposta da lâmina. Com um ângulo muito pequeno, entre 3º a 5º, garantimos que durabilidade aumenta consideravelmente e que perdemos pouca da nitidez do corte.


  • Para impedir que durante o corte a lâmina arraste, poderá fazer-se um desbaste ligeiro, de forma a conferir uma curvatura concava na face plana da lâmina. Este gume é muito usual em facas como a Urasuki.


Sem comentários:

Enviar um comentário